A política da partilha no contexto do capitalismo digital

Seminário Permanente de Políticas de Comunicação
Centro de Estudos da Comunicação e Sociedade / CECS – Universidade do Minho

Dia 14 de Fevereiro, às 14h30, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, com o Prof. Rodrigo Saturnino, Pós-doutorando do CECS com um projeto de investigação na área da comunicação e economia digital.

Protestors gather outside of New York Governor Andrew Cuomo’s office on third avenue Wednesday, Oct. 26, 2016, in New York. Tech leaders and hundreds of Airbnb hosts gathered outside Cuomo’s office to rally for ‘fair’ home-sharing laws. (AP Photo/Frank Franklin II)

O título da sessão é: A política da partilha no contexto do capitalismo digital: Entre os desafios legais e as desigualdades sociais.

O objetivo da comunicação é refletir sobre a chamada “economia da partilha” considerando a emergência de novas formas de produção e de consumo e novas formas de vida através das plataformas digitais da internet. Pretende-se discutir como as propostas de leis, a nível internacional, tem tentado estabelecer a regulação deste novo modelo de negócio, bem como as limitações que o quadro regulatório tem apresentado no sentido de precaver as desigualdades sociais, a promoção de preconceitos e os comportamentos de risco que a economia da partilha tem impulsionado entre os que dela participam.

Metodologicamente, será feita uma revisão panorâmica das leis existentes em Portugal, Estados Unidos, Alemanha e Espanha, seguida da apresentação de alguns casos práticos envolvendo as empresas Airbnb e Uber a fim de exemplificar alguns desafios sociológicos que se colocam à regulação da informação e da comunicação em plataformas eletrónicas.

You may also like