comunicações

(conferências, colóquios, mesas-redondas)

Julho de 2018 – A política da partilha no contexto do capitalismo digital: entre os desafios legais e as desigualdades sociais. X Congresso Português de Sociologia, da Associação Portuguesa de Sociologia. 10 a 12 de Julho. Universidade da Beira Interior, Covilhã.

Maio de 2018. A cultura da partilha no contexto do capitlismo digital: perfomances, desafios legais e desigualdades sociais. Workshop no âmbito do Mestrado em Cultura Pop da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa. A convite do Professor Jorge Martins Rosa.

Fevereiro de 2018 – A política da partilha no contexto do capitalismo digital: entre os desafios legais e as desigualdades sociais. Seminário Permanente de Políticas de Comunicação. Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Organização de Helena Sousa.

Outubro 2017 | Desafios da Sociedade em Rede no contexto do capitalismo digital. Oracle  Financial Service Summit. Hotel Inspira, Lisboa.

Novembro de 2017. Tecnologia, partilha e capitalismo digital: o valor social da Blablacar e da Airbnb em Portugal. 23 a 25 de Novembro. III Congresso sobre Culturas – Interfaces da Lusofonia. Universidade do Minho.

Abril de 2017. Cartografias Sociais da Pirataria. Da prática marítima à luta política.  04 de Abril. V Semana da Comunicação Social, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Junho 2016 | Redes, identidades políticas e subjetividades tecnológicas. XIII Evidosol/X Ciltec-online. EViDoSoL (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre)/ CILTec-Online  (Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online). Organização: Texto Livros, Laboratório SEMIOTEC da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Abril de 2015. Co-autoria: José Luís Garcia, Jorge Martins Rosa. Mesa Redonda: Culturas digitais e consumos alternativos do Audiovisual: oportunidades e desafios para o Cinema em Português. 14 de Abril . Festin- Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. Cinema São Jorge, Lisboa.

Maio de 2015. A política dos piratas: Informação, culturas digitais e identidades tecnológicas. Paper apresentado na Conferência “Activismo em tempo de crise: media digitais, movimentos sociais e participação pública na sociedade portuguesa”. 14 e 15 de Maio. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – FCSH/NOVA, ed. I&D, sala multiusos 3.

2014. A política dos piratas: Tecnologia, direitos digitais e novas identidades políticas na Sociedade da Informação. Paper apresentado no Seminário “Media digitais, movimentos sociais e participação pública na sociedade portuguesa – práticas, protagonistas & discursos”, CESNOVA/ FCSH, Lisboa. Conferência Internacional.

2014. Acelerar o lucro, impulsionar a luta: A economia política da Internet e a formação de novas identidades. Colóquio “Sociodromologias II: mapeamentos setoriais da aceleração da vida cotidiana. Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica – PUC-SP – Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura. Conferência Internacional.

Julho de 2013. Piracy in the Age of Information: the contributions of the Social Sciences. 18th International Conference of the Society for Philosophy and Technology ISEG, Technical University of Lisbon. Portugal July 4-6, 2013. Conferência Internacional.

Julho de 2013. Rethinking Information Piracy: The contributions of the Social Sciences. Conferência Internacional “Media Policy and Regulation: Activating Voices, Illuminating Silences. Universidade do Minho, Braga – Portugal , 18-19 de Julho de 2013. Conferência Internacional.

2012. Os Piratas no poder: algumas considerações sobre o projeto de governo do Partido Pirata. Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia. Porto.Conferência Internacional.

2011. Desafios da Sociedade da Informação: A comunicação como um direito transversal. Conferência: Cultura Pirata na Sociedade da Informação. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa – ICS-UL. Conferência Nacional.

2011. A política dos piratas: Uma análise dos efeitos e impactos do plano de governo do Partido Pirata. XI Seminário Internacional da Comunicação: Mídias Locativas e transmídia: De que meios e mensagens estamos falando? Famecos/ PUC/RS- Brasil. Conferência Internacional.          

2011. Resistência e Dissidência no Capitalismo Digital: Cisões ou Continuidades? Conferência: As Ciências Sociais: Abordagens de Investigação. Lisboa – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa – ICS-UL. Congresso Nacional.

2010. Por onde for quero ser seu par: A utilização das Redes Sociais da Internet por brasileiros imigrantes em Portugal. VI Encontro Internacional Imagens da Cultura | Cultura das Imagens, Porto. Congresso Internacional.

2009. A construção do imaginário social do imigrante brasileiro em Portugal em Redes Sociais da Internet. IV Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia – “Classificar o Mundo”, Lisboa. Congresso Internacional.

2008. Representação da obra de arte e criações artísticas na rede. IV Seminário Internacional Cultura das Imagens / Imagens das Cultura – Universidade Aberta – Porto – Portugal. Seminário Internacional.

2008. Redes Sociais na Internet e a imigração brasileira para Portugal. Congresso de Comunicação PQN. Teleconferência.