ensino

Aulas

Junho 2016. As novas identidades políticas da sociedade digital. Aula. Licenciatura Comunicação e Jornalismo. Universidade Europeia.

Novembro  2015. Tecnopolítica, hacktivismo e cultura pirata: sociedade em rede, resistências e subjetividades tecnológicas. Aula. Mestrado em Ciências da Comunicação. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – FCSH/NOVA. (Material para consulta)

Saturnino, Rodrigo. 2015. Triangulação e Metodologias colaborativas. Aula. Mestrado em Jornalismo. Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.

Maio 2015. Tecnopolítica, hacktivismo e cultura pirata: sociedade em rede, resistências e subjetividades tecnológicas. Aula. Mestrado em Ciências da Comunicação. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – FCSH/NOVA.

 Saturnino, Rodrigo. 2014. Ser político e pirata: novas identidades no contexto da Sociedade da Informação. Universidade da Beira Interior. Aula – Doutoramento em Ciências da Comunicação. Covilhã, Portugal.

Saturnino, Rodrigo. 2012. Do Protesto ao Parlamento: A genealogia, a institucionalização e o processo de maturação do Partido Pirata. Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Curso de Pós-graduação em Comunicação Social. Conferência Internacional.

Saturnino, Rodrigo. 2011. Implicações políticas e culturais do Partido Pirata. Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Curso de Pós-graduação em Comunicação Social. Conferência Internacional.

Saturnino, Rodrigo. 2011. A política dos piratas: Uma análise dos efeitos e impactos do plano de governo do Partido Pirata. Universidade do Vale dos Sinos. UNISINOS – Curso de Pós-graduação em Comunicação Social. Conferência Internacional.

Saturnino, Rodrigo. 2011. Capitalismo Digital e a Mundialização da Economia no pensamento de Dan Schiller. Curso de Atualização Comunicação, Novos Media e Práticas Online. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Organização: José Luís Garcia.

Saturnino, Rodrigo. 2008. Utilização da Internet no Jornalismo on-line. Centro Universitário de Belo Horizonte. Curso de Pós Graduação – Centro Universitário de Belo Horizonte. Teleconferência.