sobre mim

Olá pessoas,

Sou Investigador de Pós-Doutoramento no Centro de Estudos da Comunicação e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, (pesquisa financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT, referência: SFRH/BPD/115125/2016).

No meu projeto atual, pesquiso a chamada “economia da partilha” em Portugal e os novos modos de vida em tempos de capitalismo digital com foco na utilização de plataformas digitais da Internet. Leia o projeto. »»

Fora da vida acadêmica/profissional, escrevo um blog com textos livres e desenvolvo projetos pessoais na área do desenho, da pintura e da fotografia analógica. Alguns estudos do meu processo criativo podem ser vistos aqui. »»

Um pouco da minha experiência académica/profissional

Doutor em Sociologia, com especialidade em Sociologia da Comunicação,da  Cultura e dos Estilos de Vida pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (através de bolsa financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT), mestre em Comunicação e Cultura pela Faculdade de Letras da mesma Universidade, licenciado em Comunicação Social (Jornalismo) pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH, Brasil) e especialista em social media sociologia digital.

Durante o mestrado elaborei uma pesquisa qualitativa sobre os usos de redes sociais por imigrantes brasileiros (veja o livro aqui) e no doutoramento investiguei a formação de novas identidades políticas baseadas no uso das tecnologias (veja o livro publicado pela Labcom Books). As minhas publicações podem ser acedidas por aqui.

Trabalhei como Analista de Media na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Fui investigador colaborador no Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais da Universidade Aberta desde 2009 (CEMRI-UAB), onde trabalhei durante três anos como professor  no sistema de E-learning. 

Fui bolseiro de investigação no Projeto de Pequisa “Envelhecimento e Mass Media: representações sobre o envelhecimento e a velhice nos conteúdos informativos na televisão e imprensa escrita”, coordenado pelo Dr. Pedro Alcântara da Silva no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Trabalhei no Brasil como jornalista e consultor em comunicação digital, atendendo a diversas associações culturais, empresas públicas e privadas.

Em Portugal, paralelamente às atividades académicas, colaborei na elaboração de estratégias digitais para artistas, académicos, associações culturais e festivais de cinema, como o Festin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin).

Ajudei a criar a Revista (In)visível em 2010 onde trabalhei como editor, parecerista e designer gráfico. Como parecerista académico, colaboro com: a Revista Comunicação Pública  do Instituto Superior de Comunicação Social (ISCS), a Revista Chasqui, do Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL),  o International Journal of Iberian Studies e a Análise Social (ICS-UL)

Entrevistas onde poderá ler mais coisas sobre mim:

Entrevista – Le Cool  // Entrevista – Partido Pirata do Brasil 

____________________

Minha página Institucional no CECS/Minho

Academia.edu // Research Gate // ORCID

Currículo detalhado:

Plataforma Degóis // Plataforma Lattes